A pessoa, na qual
o Orixá incorpora, é denominada cavalo-de-Orixá, no Rio Grande do
Sul, mais conhecido como cavalo-de-santo; aquele que tem o privilégio
de ser “montado” (incorporado)pelo seu Orixá. No Batuque, ou
seja nas nações de Oyó, Gêge, Ijexá, Nagô, Cabinda, diferente
do Candomblé, a pessoa não toma conhecimento da incorporação ou,
que foi ocupada por seu Orixá.
Os transes de posseção(ocupação) das pessoas tem geralmente um caráter de perfeita autenticidade, pois, assumem certas afinidades de temperamento do Orixá incorporado.
Os transes de posseção(ocupação) das pessoas tem geralmente um caráter de perfeita autenticidade, pois, assumem certas afinidades de temperamento do Orixá incorporado.
No momento do
transe de possessão, o iniciado comporta-se inconcientemente como o
Orixá, ao qual está possuído. O indivíduo(pessoa), só pode ser
incorporada pelo Orixá dono do seu eledá (cabeça). Pode, ainda,
terem os iniciados de um mesmo Orixá as características proveniente
das diversidades das qualidades atribuídas a cada Orixá, dependendo
assim do nome que aquele Orixá vai levar e assim sendo, suas
características próprias podendo ser esse Orixá de acordo com o
caso, jovem ou velho, amável ou ranzinza, pacífico ou
guerreiro.Varia também de acordo com Orixá do corpo (ajuntó) ,
pois apesar do Orixá do corpo não manifestar-se incorporando no
iniciado, ele influencia também o comportamento das pessoas na
possessão.
O caráter de cada
indivíduo resulta na combinação e no equilíbrio destes dois
Orixás. Quando os iniciados estão em transe e começam a dançar,
possuídos pelos seus Orixás, ficam com as expressões faciais e as
maneiras de se portar totalmente modificadas
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