segunda-feira, 12 de agosto de 2013

MANIFESTAÇÃO DO ORIXÁ


A pessoa, na qual o Orixá incorpora, é denominada cavalo-de-Orixá, no Rio Grande do Sul, mais conhecido como cavalo-de-santo; aquele que tem o privilégio de ser “montado” (incorporado)pelo seu Orixá. No Batuque, ou seja nas nações de Oyó, Gêge, Ijexá, Nagô, Cabinda, diferente do Candomblé, a pessoa não toma conhecimento da incorporação ou, que foi ocupada por seu Orixá.
Os transes de posseção(ocupação) das pessoas tem geralmente um caráter de perfeita autenticidade, pois, assumem certas afinidades de temperamento do Orixá incorporado.
No momento do transe de possessão, o iniciado comporta-se inconcientemente como o Orixá, ao qual está possuído. O indivíduo(pessoa), só pode ser incorporada pelo Orixá dono do seu eledá (cabeça). Pode, ainda, terem os iniciados de um mesmo Orixá as características proveniente das diversidades das qualidades atribuídas a cada Orixá, dependendo assim do nome que aquele Orixá vai levar e assim sendo, suas características próprias podendo ser esse Orixá de acordo com o caso, jovem ou velho, amável ou  ranzinza, pacífico ou guerreiro.Varia também de acordo com Orixá do corpo (ajuntó) , pois apesar do Orixá do corpo não manifestar-se incorporando no iniciado, ele influencia também o comportamento das pessoas na possessão.
O caráter de cada indivíduo resulta na combinação e no equilíbrio destes dois Orixás. Quando os iniciados estão em transe e começam a dançar, possuídos pelos seus Orixás, ficam com as expressões faciais e as maneiras de se portar totalmente modificadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário