sexta-feira, 11 de outubro de 2013
terça-feira, 8 de outubro de 2013
O Negro no Rio Grande do Sul
Ao contrário do que muitos pensam os afro-descendentes
também contribuíram para a formação histórica, social e econômica do Rio Grande
do Sul. A participação dos negros na formação histórica gaúcha não mereceu
ainda as atenções devidas da historiografia, que por muitos anos negou a
presença destes em território gaúcho, alegando ter a província do Rio Grande do
Sul uma formação histórica diferenciada do restante do Brasil.
A presença de afro-brasileiros no extremo sul do país é
anterior à fundação oficial do Rio Grande do Sul lusitano, ocorrida no século
XVIII. Diferente de outras etnias, os negros tiveram sua presença no território
gaúcho pela coerção, ou seja, foram trazidos à força como escravos para
trabalharem na província gaúcha assim como já o faziam no restante do
território brasileiro.
A participação dos negros no Rio Grande do Sul pode ser
comprovada através dos vários censos realizados no século passado. O censo de
1814 nos apresenta uma população significativa de afro-brasileiros, em torno de
36,7%, contra 45,6% de brancos. Os dados demonstram também ser Pelotas a cidade
gaúcha com maior concentração populacional de afro-brasileiros, onde estes
ultrapassam os 60% da população contra 29,4% de brancos. O caso de Pelotas ter
a maior concentração de escravos se justifica devido ao fato de ser a mesma o
grande centro econômico gaúcho do século XIX, o que se deu pela enorme
concentração das charqueadas na região. As charqueadas foram a principal
atividade econômica gaúcha no século passado. Responsáveis por mais de 85% das
exportações gaúchas, como também pela maior concentração de escravos em
estabelecimentos produtivos no Rio Grande do Sul, tivemos estabelecimentos
charqueadores com mais de cem escravos, o que demonstra a importância da
escravidão negra para a economia gaúcha.
Não foi somente na economia que os negros se destacaram
no Rio Grande do Sul. Eles também tiveram participação efetiva nos confrontos
bélicos gaúchos, onde se destacaram principalmente na Revolução Farroupilha. A
participação dos afro-descendentes deu-se através dos escravos que, em troca de
sua carta de alforria, iam para frente de batalha lutar por uma causa que não
era sua, mas sim dos grandes latifundiários gaúchos descontentes com o governo
central.
Os negros "farroupilhas" foram chamados de lanceiros negros
e participaram do movimento até o extermínio deles próprios, extermínio este
fruto de uma traição farroupilha: os lanceiros tornam-se um empecilho para o
acordo de paz entre farroupilhas e imperiais, pois os imperiais não aceitavam
que fossem dadas as alforrias prometidas aos escravos, como fora prometido
pelos rebeldes. Sendo assim, era necessário, achar uma solução para os
lanceiros que não fossem a sua liberdade prometida. A solução encontrada foi a
seguinte:
"Em tratativas firmadas entre Duque de Caxias e
David Canabarro, ficou traçada a sorte dos lanceiros: Caxias ordenou que o
coronel Francisco Pedro de Abreu atacasse o acampamento farroupilha no dia
14/11/1844, e que o mesmo não temesse o resultado do confronto, pois a infantaria
farroupilha, composta por escravos, estaria desarmada, por ordem de Canabarro,
conforme o "acordo secreto" entre ambos. Desta forma, com o auxílio
de Canabarro, a infantaria negra foi covardemente massacrada". Este fato
dá a dimensão do tratamento dispensado aos negros do Rio Grande do Sul.
Os escravos gaúchos reagiram às brutalidades senhoriais
através de fugas, assassinatos, revoltas, insurreições, etc. Se no Rio Grande
do Sul nenhum quilombo alcançou a dimensão do quilombo dos Palmares, não significa
que estes não tenham sido importantes também aqui. Contudo o quilombo de Manoel
Padeiro, que talvez tenha sido o mais importante quilombo gaúcho. O quilombo do
Padeiro apresentava uma estrutura militar e uma rígida hierarquia e, devido a
suas ações guerrilheiras, causava grande pânico na população local, assim como
preocupação nas autoridades constituídas que, com razão, temiam, ataques dos
quilombos.
Assim sendo, as fugas, as revoltas e os quilombos
permaneceram na província gaúcha até 1888 quando da promulgação da Lei Áurea,
lei esta que assinalou o termino da escravidão legal, mas não o fim das lutas
do negro.
sábado, 5 de outubro de 2013
Quem não pode com mandinga, não carrega patuá
Mandinga significa magia, simpatia ou
feitiço. Ela pode ser para cura, abertura de caminhos, para ajudar a conseguir
um emprego, enfim... Nos fundamentos da verdadeira Umbanda ela sempre é feita
para o bem e pelo bem.
Mas esse termo é muito antigo e originalmente
tinha outro significado.
Você já ouviu a expressão “quem não
pode com mandinga, não carrega patuá”?
Ela surgiu no tempo da escravidão, onde
os Mandingas eram um grupo (ou nação) africano do norte, próximo aos árabes,
que acabou por se tornar muçulmano. Com o tráfico de escravos, muitos negros
Mandingas vieram parar nas Américas. Porém, os Mandingas eram escravos que
sabiam ler e escrever em árabe, além de conhecer a matemática melhor do que os
brancos, seus senhores, e este estado superior de cultura de um determinado
grupo negro fez com que fossem tidos como feiticeiros, passando a expressão
Mandinga a sinônimo de feitiço. Por outro lado, os negros que praticavam o
culto aos Orixás eram vistos como infiéis pelos negros muçulmanos.
O branco, aproveitando-se dessa
rivalidade e confiando aos mandingas funções superiores que os demais, faziam a
animosidade entre eles crescer. Os mandingas não eram obrigados pelos brancos a
ingerir restos de comida e até mesmo permitiam que estes trouxessem trechos do
Alcorão encerrados em pequenos saquinhos de pele pendurados ao pescoço, o
famoso Patuá. Os Mandingas eram, em geral, os negros que ocupavam a função de
caçadores de escravos fujões (capitães-do-mato).
Quando um negro pretendia fugir, além
de se preparar para lutar sem armas através da capoeira e do maculelê, ele
deixava o cabelo crescer e pendurava ao pescoço um Patuá, fazendo-se passar por
um Mandinga para não ser perseguido. Mas se um verdadeiro Mandinga o abordasse
e ele não soubesse responder em árabe, descarregaria todo seu furor nesse
infeliz negro fujão. Daí nasceu a expressão “quem não pode com mandinga, não
carrega patuá”.
Mais tarde o hábito de utilizar patuás
entre negros foi se generalizando, pois estes acreditavam que o poder dos
Mandingas era devido, em grande parte, aos poderes do Patuá.
MAS, AFINAL, O QUE É PATUÁ?
O patuá é um objeto consagrado que traz
em si o axé, a força mágica do Orixá ou Guia de luz, a quem ele é consagrado.
Salve os Pretos-Velhos!
Saravá!
Preto-velho na umbanda
Preto-velho na Umbanda são espíritos que se apresentam em
corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente
como: escravos que morreram no tronco ou de velhice e adoram contar as
histórias do tempo do cativeiro. Sábios, ternos e pacientes dão o amor, a fé e
a esperança aos “seus filhos”.
São entidades desencarnadas que tiveram pela sua idade
avançada, o poder e o segredo de viver longamente através da sua sabedoria,
apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida,
conseqüentemente são espíritos guias de elevada sabedoria geralmente ligados à
Confraria da Estrela Azulada dentro da Doutrina Umbandista do Tríplice Caminho
( AUMBANDHAM – alegria e pureza + fortaleza e atividade + sabedoria e
humildade), trazendo esperança e quietude aos anseios da consulência que os
procuram para amenizar suas dores, ligados a vibração de Omolu, são
mandingueiros poderosos, com seu olhar perscrutador sentado em seu banquinho,
fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda,rezando com seu terço e
aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral e suas
baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de
consulentes. Muitas vezes se utilizam de outros benzimentos, como os utilizados
pelo Pai José de Angola, que se utiliza de um preparado de “guiné” (pedaços de
caule em infusão com cachaça) que coloca nas mãos dos consulentes e solicita
que os mesmos passem na testa e nuca, enquanto fazem os seus pedidos
mentalmente; utiliza-se também de vinho moscatel, com o que constantemente
brinda com seus “filhos” em nome da vitória que está por vir.
São os Mestres da sabedoria e da humildade. Através de
suas várias experiências, em inúmeras vidas, entenderam que somente o Amor
constrói e une a todos, que a matéria nos permite existir e vivenciar fatos e
sensações, mas que a mesma não existe por si só, nós é que a criamos para estas
experiências, e que a realidade é o espírito. Com humildade, apesar de imensa
sabedoria, nos auxiliam nesta busca, com conselhos e vibrações de amor
incondicional. Também são Mestres dos elementos da natureza a qual utilizam em
seus benzimentos.
Os Pretos Velhos : Os espíritos da humildade, sabedoria e
paciência.
São entidades cultuadas pelas religiões
afro-brasileiras, em especial a Umbanda. Nos trabalhos espirituais desta
religião, os médiuns incorporam entidades que possuem níveis de evolução e
arquétipos próprios. Estas se dividem em três níveis:
As Crianças – chamadas eres, ou ibejis, representam a
pureza, a inocência, daí sua característica infantil.
Os Caboclos – onde se incluem os Boiadeiros, Caboclos e
Caboclas, representam a força, a coragem, portanto apresentam a forma do
adulto, do herói, do guerreiro, do índio ou soldado.
Os Pretos Velhos – incluem os Tios e Tias, Pais e Mães,
Avôs e Avós todos com a forma do idoso, do senhor de idade, do escravo. Sua
forma idosa representa à sabedoria, o conhecimento, a fé. A sua característica
de ex-escravo passa à simplicidade, a humildade, a benevolência e a crença no
“poder maior”, no Divino.
A grande maioria dos terreiros de Umbanda, assim também
suas entidades possuem a fé Cristã, ou seja, acreditam e cultuam Jesus (Oxalá).
Entidades aqui tomadas no sentido de espíritos que auxiliam aos encarnados, o
mesmo que guia de luz.
A característica desta linha seria o conselho, a
orientação aos consulentes devido a elevação espiritual de tais entidades é
como psicólogos, receitam auxílios, remédios e tratamentos caseiros para os
males do corpo e da alma.
Os Pretos Velhos seriam as entidades mais conhecidas
nacionalmente, mesmo por leigos que só ouviram falar destas religiões
Afro-Brasileiras. O Preto Velho é lembrado também pelo instrumento que normalmente
utiliza – o cachimbo.
Os nomes de alguns Pretos Velhos comuns de que se tem
notícia são Pai João, Pai Joaquim de angola, Pai José de Angola, Pai
Francisco,Vovó Maria conga, Vovó Catarina. Pai Jacó], Pai Benedito, Pai
Anastácio, Pai Jorge, Pai Luis, Mãe Maria, Mãe Cambina, Mãe Sete Serras, Mãe
Cristina, Mãe Mariana, Maria Conga, Vovó Rita e etc.
Na Umbanda os Pretos Velhos são homenageados no dia 13 de
maio, data que foi assinada a Lei Áurea, a abolição da escravatura.
Os pontos servem para saudar a presença das entidades,
diferentemente do que geralmente se pensa, não foram feitos para chamar, mas
sim para agradecer a presença, como um “Olá”.
Crê-se que em referência à dor e aflição sofrida pelo
povo negro (período de trevas no território brasileiro), a linha de preto velho
reflete a humildade, a paciência e a perseverança característica da atuação da
linha nominada de Yorima, cujo apresenta-se de pés no chão, cachimbo de barro
bem rústico, quando não cigarro de palha, café, e um fio de contas de rosários
(Lágrima de Nossa Senhora) e cruzes, figas e breves os quais utilizam
magisticamente em sua atuação astral.
Os pretos velhos apresentam-se com nomes que
individualizam sua atuação, conforme nação ou orixá regente, evidenciando sua
atuação propriamente dita.
Em sua linha de atuação eles apresentam-se pelos
seguintes codinomes, conforme acontecia na época da escravidão, onde os negros
eram nominados de acordo com a região de onde vieram:
Aruanda_ Ex: (Pai Francisco de Aruanda), refere-se a
pretos velhos ativos na linha de Oxalá. (OBS: Aruanda quer dizer céu);
D´Angola_ Ex: (Pai Francisco D´Angola), refere-se a
pretos velhos ativos na linha de Ogum;
Matas_ Ex: (Pai Francisco das Matas), refere-se a pretos
velhos ativos na linha de Oxóssi;
Calunga, Cemitério ou das Almas_ Ex: (Pai Francisco da
Calunga, Pai Francisco do Cemitério ou Pai Francisco das Almas), refere-se a
pretos velhos ativos na linha de Omolu/ Obaluayê;
Entre diversas outras nominações tais como: _Guiné,
Moçambique, da Serra, da Bahia, etc…
Muitos Pretos Velhos podem apresentar-se como Tio, Tia,
Pai, Mãe, Vó ou Vô, porém todos são Pretos Velhos. Na gira eles só comem o que
for feito de milho como por exemplo: Bolo de milho, pamonha, cural e etc.
“AS
SETE LÁGRIMAS DE UM PRETO VELHO”.
Num cantinho de um terreiro, sentado num banquinho,
fumando o seu cachimbo um triste Preto Velho chorava. De seus olhos molhados,
esquisitas lágrimas desciam-lhe pela face e… Foram sete.
A Primeira… A estes indiferentes que vem no Terreiro em
busca de distração, para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não
podem conceber;
A Segunda… A esses eternos duvidosos que acreditam,
desacreditando, na expectativa de um milagre que os façam alcançar aquilo que
seus próprios merecimentos negam;
A Terceira… Aos maus, aqueles que somente procuram a
umbanda em busca de vingança, desejando sempre prejudicar ao semelhante;
A Quarta… Aos frios e calculistas, que sabem que existe
uma força espiritual e procuram beneficiar-se dela de qualquer forma, e não
conhecem a palavra gratidão;
A Quinta… Chega suave, tem o sorriso, o elogio da flor
dos lábios, mas se olharem bem seu semblantes verão escrito: creio na Umbanda,
nos teus Caboclos e no teu Zambi, mas somente se resolverem o meu caso ou me
curarem disto ou daquilo;
A Sexta… Aos fúteis, que vão de centro em centro, não
acreditando em nada, buscam aconchego, conchavos e seus olhos revelam um
interesse diferente;
A Sétima… Como foi grande e como deslizou pesada! Foi à
última lágrima, aquela que vive nos olhos de todos os Orixás. Aos médiuns
vaidosos (as), que só aparecem no Centro em dia de festa e faltam as doutrinas.
Esquecem que existem tantos irmãos precisando de caridade e tantas criancinhas
precisando de amparo material e espiritual.
domingo, 22 de setembro de 2013
Oxalá - pai de xangô
Sango, filho de Obatalá,
era um jovem rebelde e vez por outra saía pelo mundo botando fogo pela boca,
queimando cidades e fazendo arruaça. Seu pai, Obatalá, era informado de seus
atos, recebendo queixas de todas as partes da terra. Obatalá alegava que seu
filho era como era por não haver sido criado junto dele, mas que, algum dia,
conseguiria dominá-lo.
Certo dia, estando Sango na
casa de Obá, deixou seu cavalo branco amarrado junto à porta da casa. Obatalá e
Odudua passaram por lá, viram o animal de Sango, e o levaram com eles. Ao sair,
Sango percebeu o roubo e enfurecido saiu em busca do animal, perguntando aqui e
acolá. Chegando a uma vila próxima dali, informaram-lhe que dois velhos estavam
levando consigo seu animal, o que deixou Sango ainda mais colérico. Sango
alcançou os dois velhos e ao tentar agredi-los percebeu que eram Obatalá e
Odudua. Obatalá levantou seu opaxorô (cajado) e ordenou: "Sangò kunlé,
foribalé". Sango desarmado atirou-se ao chão em total submissão à Obatalá.
Sango tinha consigo seu colar de contas vermelhas, que Obatalá arrebentou e misturou a elas suas contas brancas dizendo: "Isto é para que toda a terra saiba que você é meu filho".
Sango tinha consigo seu colar de contas vermelhas, que Obatalá arrebentou e misturou a elas suas contas brancas dizendo: "Isto é para que toda a terra saiba que você é meu filho".
Daquele dia em diante Sango
submeteu-se às ordens do velho rei.
Como Oyá conquistou o fogo
Orixá das cores vermelha e
branca, Iansã é a regente do vento e dos temporais. Segundo uma antiga história
da África, Xangô, marido de Iansã, certa vez a enviou para uma aventura
especial na terra dos baribas. A missão era buscar um preparado que lhe daria o
poder de cuspir fogo. Só que a guerreira, ousada como ela só, ao invés de
obedecer ao marido, bebeu a alquimia mágica, adquirindo para si a capacidade de
soltar labaredas de fogo pela boca.
Mais
tarde, os africanos inventaram cerimônias que saudavam divindades como Iansã
através do fogo. E, para isso, usavam o àkàrà, um algodão embebido em azeite de
dendê, num ritual que lembra muito o preparo de um alimento bastante conhecido
até os dias que correm: o acarajé. Na verdade,
o acarajé que abastece o tabuleiro das baianas é o alimento sagrado de Iansã,
também conhecida como Oyá.
O quitute
tornou-se símbolo da culinária da Bahia e patrimônio cultural brasileiro. E,
assim como ele, diversos elementos da tradição africana fazem parte do nosso
cotidiano. Em sons, movimentos e cores, a arte encontrou na religião de origem
africana seu sentido, sua essência, sua identidade.
sábado, 21 de setembro de 2013
Exus
Exus de Quimbanda, de acordo com a crença religiosa, são
espíritos de diversos níveis de luz que incorporam nos médiuns de Quimbanda. Os
Exus de Quimbanda são antigos espíritos de bruxos e sacerdotes de todas as
partes do mundo como Brasil, Egito, Europa, África, até mesmo da cultura
indígena. São espíritos de pessoas que fizeram parte do culto em algum momento
no passado. E também existem os Exus que nasceram no sistema de formação do
universo. Não confundir o Exu de Quimbanda com o Orixá Exu. Na Quimbanda não
existe culto a Orixás, e Exu na Quimbanda, não é um Mensageiro dos Orixás ou um
Orixá.
Natureza e incorporação de Exus
Encontramos aqueles que crêem que os Exus são entidades
(espíritos) que só fazem o bem, e outros que crêem que os Exus podem também ser
neutros ou maus. Observa-se que, muitas vezes, os médiuns dos terreiros de
Umbanda - e mesmo de Candomblé - não têm uma idéia muito clara da natureza
da(s) entidade(s), quase sempre, por falta de estudo da religião. Na verdade,
essa Entidade não deve ser confundida com os (obsessores), apesar de transitar
na mesma Linha das Almas, sendo o seu dia, a segunda-feira, ficando sob o seu
controle e comandando os espíritos atrasadíssimos na evolução e que são
orientados pelos Exus para que consigam evoluir através de trabalhos
espirituais feitos para o bem.
Sua função mítica é a de mensageiro , aquele que liga os
dois mundos. O único contato direto
entre essas diferentes categorias só acontece no momento da incorporação,
quando o corpo do ser humano é colegado ao seu Exu por meio dos chacras. É ele
quem traduz as linguagens humanas para os seres superiores. Por isso, é
imprescindível a sua presença para a realização de qualquer trabalho, porque é
o único que efetivamente assegura em uma dimensão o que está acontecendo na
outra, abrindo os caminhos para os Orixás se aproximarem dos locais onde estão
sendo cultuados. Possuem a função também de proteger o terreiro e seus médiuns.
O poder de comunicar e ligar, confere a ele também o
oposto, a possibilidade de desligar e comprometer qualquer comunicação. Se
possibilita a construção, também permite a destruição. Esse poder foi traduzido
mitologicamente no fato de Exu habitar as encruzilhadas, cemitérios, passagens,
os diferentes e vários cruzamentos entre caminhos e rotas, e ser o senhor das
porteiras, portas de entradas e saídas.
A Umbanda considera os Exus não como deuses, mas como uma
entidade em evolução que busca, através da caridade, a evolução. Em síntese, o
grande agente mágico do equilíbrio universal. Também é o guardião dos trabalhos
de magia, onde opera com forças do astral. E também são considerados como
"policiais", "sentinelas", "seguranças" que agem
pela Lei, no submundo do "crime" organizado e principalmente
policiando o Médium no seu dia-a-dia. As "equipes" de Exus sempre
estão nestas zonas infernais, mas, não vivem nela.
Obedecem à severa hierarquia nos comandos do astral se
classificando também como Exus cruzados, espadados e coroados.
Esses espíritos utilizam-se de energias mais
"densas" (materiais). Nota-se que essas entidades podem realizar
trabalhos benignos, como curas, orientação em todos os setores da vida pessoal
dos consulentes e praticar a caridade em geral. A condição de Exu para um espírito
é transitória, podendo este, uma vez redimidas suas dívidas perante a Lei
Divina, seguir no mundo dos espíritos em escalas mais elevadas de evolução.
Os Exus são confundidos com os Kiumbas, que são espíritos
trevosos ou obsessores, são espíritos que se encontram desajustados perante à
Lei, provocando os mais variados distúrbios morais e mentais nas pessoas, desde
pequenas confusões, até as mais duras e tristes obsessões. São espíritos que se
comprazem na prática do mal, apenas por sentirem prazer ou por vinganças,
calcadas no ódio doentio. Aguardando, enfim, que a Lei os "recupere"
da melhor maneira possível (voluntária ou involuntariamente). Vivem no baixo
astral, onde as vibrações energéticas são densas. Este baixo astral é uma
enorme egrégora formada pelos maus pensamentos e atitudes dos espíritos
encarnados ou desencarnados. Sentimentos baixos, vãs paixões, ódios, rancores,
raivas, vinganças, sensualidade desenfreada, vícios de toda estirpe, alimentam
esta faixa vibracional e os Kiumbas se apegam nisso, já que sentem-se mais
fortalecidos.
Em seus trabalhos de magia, Exu corta demandas, desfaz
trabalhos malignos, feitiços e magia negra, feitos por espíritos obscuros, sem
luz (Kiumbas). Ajudam a limpar, retirando os espíritos obsessores e os
encaminhando para luz ou para que possam cumprir suas penas em outros lugares
do astral inferior.
A Doutrina Espírita os trata como espíritos imperfeitos,
almas dos homens que, por terem cometido crimes perante a Lei Divina, são
submetidos a difíceis provas, cujo único objetivo é o de que possam compreender
a extensão do mal que praticaram em outras vidas. Alguns espíritos, que usam
indevidamente o nome de Exu, procuram realizar trabalhos de magia dirigida
contra os encarnados. Na realidade, quem está agindo é um espírito atrasado. É
justamente contra as influências maléficas, o pensamento doentio desses
feiticeiros improvisados, que entra em ação o verdadeiro Exu, atraindo os
obsessores, cegos ainda, e procurando trazê-los para suas falanges que
trabalham visando à própria evolução.
O chamado “Exu Pagão” é tido como o marginal da
espiritualidade, aquele sem luz, sem conhecimento da evolução, trabalhando na
magia para o mal, embora possa ser despertado para evoluir de condição. Já o
Exu Batizado, é uma alma humana já sensibilizada, evoluindo e, trabalhando para
o bem, dentro do reino da Quimbanda, por ser força que ainda se ajusta ao meio,
nele podendo intervir, como um policial que penetra nos reinos da
marginalidade.
Não se deve, entretanto, confundir um verdadeiro Exu com
um espíritos zombeteiros, mistificadores, obsessores ou perturbadores, que
recebem a denominação de Kiumbas e que, às vezes, tentam mistificar, iludindo
os presentes, usando nomes de "Guias". Para evitar essa confusão, não
damos[quem?] aos chamados “Exus Pagãos” a denominação de “Exu”,
classificando-os apenas como Kiumbas. E reservamos para os ditos “Exus
Batizados” a denominação de “Exu”.
Laroyê Exu
quinta-feira, 19 de setembro de 2013
A Tradição do Bará do Mercado - Documentário Completo - Porto Alegre/RS
A
Tradição do Bará do Mercado traz os relatos de 7 religiosos de matriz africana
sobre o fundamento afro-religioso chamado O Bará do Mercado Público, a partir
dos percursos e experiências urbanas desses negros na cidade de Porto Alegre.
Esse documentário relata a importância da cultura negra em nosso estado, conta
a história de um povo que atravessou o oceano sem perder a fé e esperança na
sua crença.
sexta-feira, 30 de agosto de 2013
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
Oxalá
Considerado o pai maior, pai de
todos os Orixás e de todos os mortais, de acordo com o culto praticado no Rio
Grade do Sul (batuque). É o Orixá que exerce todo o conhecimento e a relação ao
destino de todos os seres humanos. Oxalá é o mais respeitado Orixá nas nações
africanas, a paz e a harmonia espiritual são as características deste que é o
criador e administrador do universo. Quando moço, se manifesta em seu
cavalo-de-santo dançando como os outros Orixás, quando se apresenta em sua
passagem velha, chega curvado. Pertence a Oxalá de Orumiláia a visão
espiritual, como conseqüência do Ifá (jogo de búzios). Cultuamos Bocum, Olokum,
Dakum, Jabokum e Oromiláia.
Elemento: Ar
Domínio: Espiritualidade
Instrumento: Oxalá novo: Espada e
escudo. Oxalá velho: Opaxorô (cajado)
Cores: Branco
Saudação: Epa ô Baba
Dia da semana: Quarta-feira:
Oxalá Moço e Domingo: Oxalá velho
Ebó: Canjica branca, merengue e
mel.
No sincretismo, é associado a
Jesus Cristo.
Iemanjá
Considerada a Mãe de todos os
Orixás e consequentemente senhora da maternidade e das famílias. Divindade das
águas salgadas dos mares e oceanos. Orixá que gera o movimento das águas, deusa
da Pérola, protetora dos pescadores e marinheiros. Traz paz e harmonia para
toda a família. Dona do pensamento, por isso é a ela que devemos recorrer para
solucionar problemas de depressão e instabilidade emocional. Cultuamos Iemanjá
Bomi e Bossi.
Elemento:
Oceanos e mares
Domínio: Fertilidade – Pensamento
Instrumento: Abebê (espelho)
Cores: Azul claro
Saudação: Omio Odo
Dia da semana: Sexta-Feira
Ebó: Canjica branca, cocada e mel.
No sincretismo, Iemanjá é associada a Nossa Senhora dos Navegantes.
Domínio: Fertilidade – Pensamento
Instrumento: Abebê (espelho)
Cores: Azul claro
Saudação: Omio Odo
Dia da semana: Sexta-Feira
Ebó: Canjica branca, cocada e mel.
No sincretismo, Iemanjá é associada a Nossa Senhora dos Navegantes.
Oxum
Oxum Orixá feminino muito cultuado e lembrado por ter a fertilidade como característica principal. Senhora da Água doce, e do amor. Simboliza a riqueza, doçura, bondade e vaidade. É a mãe Orixá que zela pelas crianças desde o ventre da mãe carnal até os sete anos. Por ser a senhora da riqueza e do ouro, muito se recorre a mãe Oxum para crescimento financeiro e também causas amorosas. Cultuamos Oxum Pandá de Ibejis, Oxum Pandá, Demum e Docô.
Elemento: Água doce
Domínio: Rios, cachoeiras e lagos
Instrumento: Abebê (espelho)
Cores: Amarelo e dourado
Saudação: Ora Ie ieu
Dia da semana: Sábado
Ebó: Canjica amarela, quindins e mel.
No sincretismo, o Orixá é associado à Nossa Senhora das Graças, N.S. da Conceição, N.S. Aparecida, N.S do Carmo.
Domínio: Rios, cachoeiras e lagos
Instrumento: Abebê (espelho)
Cores: Amarelo e dourado
Saudação: Ora Ie ieu
Dia da semana: Sábado
Ebó: Canjica amarela, quindins e mel.
No sincretismo, o Orixá é associado à Nossa Senhora das Graças, N.S. da Conceição, N.S. Aparecida, N.S do Carmo.
Ibeijis
Ibejis são divindades gêmeas infantis, é um Orixá duplo e
tem seu próprio culto, obrigações e iniciação dentro do ritual.Divide-se em
masculino e feminino, (gêmeos).Em Oyó cultua-se como Erês ligados a qualidade
de Xangô e Oxum. Popularmente conhecido como Oxum e Xangô de Ibeji. Os Orixás
gêmeos protegem os que ao nascer perderam algum irmão (gêmeo), ou tiveram
problemas de parto. Em algumas casas de Candomblé e Batuque são referidos como
erês (crianças) que se manifestam após a chegada do Orixá, chamados de Axe-erês
ou axêros. Por serem gêmeos estão ligados ao princípio da dualidade
e de tudo que vai nascer, brotar e criar.
Elemento: Ar
Domínio: Nascimento e infância
Cores: Multicolorido
Saudação: Bejiróó
Dia da semana: Domingo
Ebó: Amalá e canjica amarela com doces e brinquedos.
No sincretismo, o Orixá é associado a São Cosme e Damião.
Domínio: Nascimento e infância
Cores: Multicolorido
Saudação: Bejiróó
Dia da semana: Domingo
Ebó: Amalá e canjica amarela com doces e brinquedos.
No sincretismo, o Orixá é associado a São Cosme e Damião.
Xapanã
Divindade das pragas, moléstias, pestes e enfermidades.
Senhor da cura, é o médico do espírito, senhor da vassoura, que afasta as
cargas negativas e as doenças – principalmente as espirituais. Orixá que não
deve ser invocado em vão. Senhor da terra, que detém o controle dos mortos, do
mistério e tudo que é oculto. Senhor da feitiçaria e da magia.
Elemento: Terra
Domínio: Doenças
Instrumento: Xaxará
Cores: Vermelho e preto, lilás
Saudação: Abawô
Dia da semana: Quarta-feira
Ebó: Amendoim, feijão preto e milho torrado.
No sincretismo, o Orixá é associado a São Roque, São Lázaro e Nosso Senhor dos Passos.
Domínio: Doenças
Instrumento: Xaxará
Cores: Vermelho e preto, lilás
Saudação: Abawô
Dia da semana: Quarta-feira
Ebó: Amendoim, feijão preto e milho torrado.
No sincretismo, o Orixá é associado a São Roque, São Lázaro e Nosso Senhor dos Passos.
Ossaim
Orixá das plantas medicinais e litúrgicas. Conhecedor do
segredo de todas as folhas, utilizada nos rituais e na medicina natural. Sem
folha, utilizadas nos rituais e na medicina natural. Sem folhas não há Orixá.
Senhor da liturgia e regente do sagrado. Considerado o médico da nossa religião
e também da moeda corrente. Vive nas florestas, onde nada por ser retirado sem
a licença deste Orixá.
Elemento: Matas
Domínio: Folhas e plantas em geral
Instumento: Cajado em forma de árvore, com um pássaro na ponta
Cores: Verde e amarelo
Saudação: Ewo Ewoö
Dia da semana: Segunda e quarta-feira
Ebó: Apetés de batata inglesa, linguiça e pipoca.
No sincretismo, o Orixá Ossaim é associado a São Cristovão.
Domínio: Folhas e plantas em geral
Instumento: Cajado em forma de árvore, com um pássaro na ponta
Cores: Verde e amarelo
Saudação: Ewo Ewoö
Dia da semana: Segunda e quarta-feira
Ebó: Apetés de batata inglesa, linguiça e pipoca.
No sincretismo, o Orixá Ossaim é associado a São Cristovão.
Obá
Orixá guerreira, forte e destemida, enérgica, muitas
vezes mais forte que Orixás masculinos. Tímida e apaixonada, quando amando se
anula em favor do amor. Senhora dos segredos, Orixá do corte, amores avassaladores
e não correspondidos. Para muitos, Obá seria o lado masculino da mulher por seu
estado bravo de ser.
Elemento: Águas revoltas
Domínio: Navalha, Roda
Instrumento: Obé (espada)
Cores: Rosa
Saudação: Exó
Dia da semana: quarta-feira
Ebó: Feijão miúdo, salsa, abacaxi e epô
No sincretismo, o Orixá Obá é associada à Santa Catarina.
Domínio: Navalha, Roda
Instrumento: Obé (espada)
Cores: Rosa
Saudação: Exó
Dia da semana: quarta-feira
Ebó: Feijão miúdo, salsa, abacaxi e epô
No sincretismo, o Orixá Obá é associada à Santa Catarina.
Odé e Otim
Orixás da caça e da pesca, protetores dos animais, vivem
nas matas, é um casal inseparável. Representantes da amizade verdadeira, de
irmãos. São eles que trazem a fartura para a nossa mesa. Tem como
características de personalidade a independência e liberdade, solidão e
individualismo. Conhecem o manuseio das plantas nativas, porque aprenderam com
Ossaim.
Elemento: Matas
Domínio: Caça
Instrumento: Ofá (arco) e Damatá (flecha)
Cores: Azul escuro (Odé) e azul com branco (Otim) - Cabinda
Saudação: Oke okebanbo
Dia da semana: Sexta-feira
Ebó: Feijão miúdo, inhame doce e chuleta de porco.
No sincretismo, os Orixás Odé e Otim são associados a São Sebastião e Santa Bernadete.
Domínio: Caça
Instrumento: Ofá (arco) e Damatá (flecha)
Cores: Azul escuro (Odé) e azul com branco (Otim) - Cabinda
Saudação: Oke okebanbo
Dia da semana: Sexta-feira
Ebó: Feijão miúdo, inhame doce e chuleta de porco.
No sincretismo, os Orixás Odé e Otim são associados a São Sebastião e Santa Bernadete.
Xangô
Senhor da Justiça, é o rei que cuida da administração do
poder e principalmente é o Orixá responsável pelo cumprimento da justiça divina
na terra. Determina o que é certo e o que é errado dentro da sua disposição imparcial,
visando acima de tudo a verdade. Representa a autoridade constituída no Panteão
africano. É uma figura sólida, tanto por esse papel como pelo elemento que ele
é associado: a pedra. Xangô é íntegro, indivisível; com tudo isso, é evidente
que certo autoritarismo faça parte de sua figura. É o Orixá que decide sobre o
bem e o mal, possui capacidade de inspirar a aceitação inconteste de suas
decisões, pela sua retidão e honestidade inquebrantáveis. As qualidades cultuadas deste orixá: Xangô de Ibejis, Xangô Aganjú e Xangô
Agodô.
Elemento: Pedra
Domínio: Justiça, trovão e fogo
Intrumento: Oxé (machado de dois cortes)
Cores: Vermelho e Branco
Saudação: Kawô-Kabiesilé
Dia da semana: Terça-feira
Ebó: Amalá – Pirão, carne de peito, mostarda, banana e maçã
No sincretismo, o Orixá Xangô é associado a São João Batista, São Miguel Arcanjo e São Jerônimo.
Domínio: Justiça, trovão e fogo
Intrumento: Oxé (machado de dois cortes)
Cores: Vermelho e Branco
Saudação: Kawô-Kabiesilé
Dia da semana: Terça-feira
Ebó: Amalá – Pirão, carne de peito, mostarda, banana e maçã
No sincretismo, o Orixá Xangô é associado a São João Batista, São Miguel Arcanjo e São Jerônimo.
terça-feira, 27 de agosto de 2013
Iansã
Orixá dos
ventos e tempestades, a mais guerreira dos Orixás femininos por sua
tempestividade. Senhora da aliança, da alegria e da felicidade. Dona do teto e
da panela, senhora dos eguns e do movimento. Deusa da espada de fogo, dona das
paixões avassaladoras, Orixá do fogo, guerreira e poderosa, senhora dos
cemitérios. Na nação (batuque) cultua-se Iansã Dirã, Timboá e Niqué.
Elemento:
Vento
Domínio: Fogo, raios e tempestades.
Instrumento: Eruexim (chibata feita com rabo de cavalo) e Obé (espada)
Cores: Branco e vermelho
Saudação: Epaieio
Dia da semana: Terça-feira
Ebó: pipoca e batata doce
No sincretismo, é associada à Santa Bárbara e Santa Joana D’arc.
Domínio: Fogo, raios e tempestades.
Instrumento: Eruexim (chibata feita com rabo de cavalo) e Obé (espada)
Cores: Branco e vermelho
Saudação: Epaieio
Dia da semana: Terça-feira
Ebó: pipoca e batata doce
No sincretismo, é associada à Santa Bárbara e Santa Joana D’arc.
Ogum
Orixá das lutas e das guerras, Orixá que vence demanda,
desbravador que traz vitórias. Senhor dos metais, dono do Obé (faca), do ferro
e do aço. É o viajante desbravador de novas frentes e caminhos. Senhor das
estradas e caminhos. Padroeiro dos militares, agricultores e dos ferreiros.
Dono das armas, regente da tecnologia.
Ogum Avagã: Guarnece junto com o Bará Lodê as entradas
dos Ilês.
Ogum Adiolá: Ogum que responde na praia.
Ogum Onira: Responde nos campos e nos matos
Ogum Adiolá: Ogum que responde na praia.
Ogum Onira: Responde nos campos e nos matos
Elemento: Metal (ferro e aço)
Domínio: Guerra, máquinas e agricultura
Instrumento: Obé (espada)
Cores: Vermelho e verde
Saudação: Ogunhê
Dia da semana – Quinta-feira
Ebó: Costela assada e inhame azedo (epô)
No sincretismo, o Orixá Ogum, é associado a São Jorge
Domínio: Guerra, máquinas e agricultura
Instrumento: Obé (espada)
Cores: Vermelho e verde
Saudação: Ogunhê
Dia da semana – Quinta-feira
Ebó: Costela assada e inhame azedo (epô)
No sincretismo, o Orixá Ogum, é associado a São Jorge
Bará
Orixá dos cruzeiros e dono das encruzilhadas. Senhor do
Epô, primeiro Orixá a ser reverenciado, é aquele que abre e fecha os caminhos.
Mensageiro dos Orixás, ninguém vai a praia sem passar
pelo cruzeiro. Intermediário entre o Orum (céu) e o Aye (terra), guardião dos
portões e portas dos ilês.
Bará Lodê: Guardião dos portões do Ilê junto com Ogum
Avagã
Bará Lanã: Guardião da porta do Ilê, ficando à esquerda
da porta de entrada.
Bará Adague: Guardião da porta do Ilê, ficando à direita
da porta de entrada.
Bará Agelú: Considerado o mais novo dos Barás, ficando
dentro dos Pejis (quarto de santo).
Elemento: Terra
Domínio: Cruzeiros e caminhos
Instrumento: Ogó (pênis de madeira com buzios, simbolizando o sêmem)
Cores: Vermelho
Saudação: Alupo
Dia da semana: Segunda-feira / Bará Agelú: sexta-feira
Ebó: Milho torrado e batata assada
Domínio: Cruzeiros e caminhos
Instrumento: Ogó (pênis de madeira com buzios, simbolizando o sêmem)
Cores: Vermelho
Saudação: Alupo
Dia da semana: Segunda-feira / Bará Agelú: sexta-feira
Ebó: Milho torrado e batata assada
No sincretismo, o Orixá Bará é associado a São Pedro e
Santo Antônio
segunda-feira, 12 de agosto de 2013
MANIFESTAÇÃO DO ORIXÁ
A pessoa, na qual
o Orixá incorpora, é denominada cavalo-de-Orixá, no Rio Grande do
Sul, mais conhecido como cavalo-de-santo; aquele que tem o privilégio
de ser “montado” (incorporado)pelo seu Orixá. No Batuque, ou
seja nas nações de Oyó, Gêge, Ijexá, Nagô, Cabinda, diferente
do Candomblé, a pessoa não toma conhecimento da incorporação ou,
que foi ocupada por seu Orixá.
Os transes de posseção(ocupação) das pessoas tem geralmente um caráter de perfeita autenticidade, pois, assumem certas afinidades de temperamento do Orixá incorporado.
Os transes de posseção(ocupação) das pessoas tem geralmente um caráter de perfeita autenticidade, pois, assumem certas afinidades de temperamento do Orixá incorporado.
No momento do
transe de possessão, o iniciado comporta-se inconcientemente como o
Orixá, ao qual está possuído. O indivíduo(pessoa), só pode ser
incorporada pelo Orixá dono do seu eledá (cabeça). Pode, ainda,
terem os iniciados de um mesmo Orixá as características proveniente
das diversidades das qualidades atribuídas a cada Orixá, dependendo
assim do nome que aquele Orixá vai levar e assim sendo, suas
características próprias podendo ser esse Orixá de acordo com o
caso, jovem ou velho, amável ou ranzinza, pacífico ou
guerreiro.Varia também de acordo com Orixá do corpo (ajuntó) ,
pois apesar do Orixá do corpo não manifestar-se incorporando no
iniciado, ele influencia também o comportamento das pessoas na
possessão.
O caráter de cada
indivíduo resulta na combinação e no equilíbrio destes dois
Orixás. Quando os iniciados estão em transe e começam a dançar,
possuídos pelos seus Orixás, ficam com as expressões faciais e as
maneiras de se portar totalmente modificadas
0 QUE É ORIXÁ?
O Orixá seria em
princípio um antepassado divinizado que em sua vida fixara ligações
permitindo-lhe um domínio sobre certas forças da natureza, bem como
o trabalho em geral, e o conhecimento das qualidades e propriedades
das plantas. O seu manuseio e sua utilização para os diversos
fins.
O poder do antepassado divinizado tem, após a morte, condições de fazer uma encarnação em seu filho durante o fenômeno da incorporação por ele provocado.O Orixá é um poder imaterial. O qual somente percebemos quando está incorporado em um de seus filhos.
O filho é o veículo que permite ao Orixá vir à terra e é através dele, na incorporação, que o Orixá pode dançar junto com o povo; receber cumprimentos, ouvir queixas, conceder graças e conversar com as pessoas.
Os poderes dos Orixás são iguais, padronizados, de acordo com a função de cada um, complementam-se entre si e finalmente tornam-se o conjunto de forças que regem o universo.
O poder do antepassado divinizado tem, após a morte, condições de fazer uma encarnação em seu filho durante o fenômeno da incorporação por ele provocado.O Orixá é um poder imaterial. O qual somente percebemos quando está incorporado em um de seus filhos.
O filho é o veículo que permite ao Orixá vir à terra e é através dele, na incorporação, que o Orixá pode dançar junto com o povo; receber cumprimentos, ouvir queixas, conceder graças e conversar com as pessoas.
Os poderes dos Orixás são iguais, padronizados, de acordo com a função de cada um, complementam-se entre si e finalmente tornam-se o conjunto de forças que regem o universo.
Religião Africanista
INICIO NO RIO GRANDE DO SUL
Somente duzentos
anos após a Bahia ser centro político nacional é que começou
efetivamente o Rio Grande do Sul, sua colonização. Esta área foi
juridicamente inserida no território pátrio pelo Tratado de
Tordesilhas, antes contestada pela Coroa Espanhola.
Em 1737, ainda
éramos colônia de Portugal, o governo português para garantir a
posse dessas terras mandou edificar em região estratégica o forte
“Jesus, Maria e José”, aquartelando tropas. Dentre os operários
a maioria era composta de negros. Negros que mais tarde vieram a
trabalhar nos salgadouros e charqueadas de Pelotas.
Estamos neste ano
comemorando 230 anos desta presença africana aqui. 26 de Julho de
1783. Em fins do século 19 podiam-se contar com muitas Casas de
Religião(Ilês) então denominadas Casas de Pará. Após muitos anos
é que houve a substituição para Casas de Batuque... ou de Nação.
De 1895 a 1935 viveu em Porto Alegre um príncipe africano cujo nome
abrasileirado era Manuel Custódio, do Sapatá Erupê. O Príncipe de
Ubá. Ou simplesmente, Príncipe. Àquela época vivia-se um clima de
incertezas e conflitos entre as facções dos Ximangos e Maragatos.
Um Governador; Dr Augusto Borges de Medeiros, apesar de positivista,
reza a tradição, com testemunhos, mandou chama-lo e, juntamente com
o Tio Chico, do Moçambique, fizeram um assentamento para o Bará, no
Palácio e centro do Mercado. Também, Obrigação no lugar do antigo
patíbulo, frente a Igreja N. Sra das Dores. Ninguém precisa ler os
jornais da época para saber das estripulias policiais quanto ao
Candomblé; ou escutar aqui os contemporâneos do interventor Gen.
Daltro Filho, em 1937, que autorizava que os portais do Batuque
fossem rebentados a pata de cavalo e os dirigentes e membros
algemados nas delegacias como criminosos. Hoje tudo está mudando,
mas persistem as discriminações de forma velada. A própria
irmandade africanista em geral se identifica como católica ou
espiritualista, poucos tendo a coragem moral da auto definição.
A respeitabilidade africanista somente acontecerá no dia em que
houver conscientização e os dirigentes, principalmente, se
prestigiarem e auxiliarem, pois com demanda, cada vez mais perderão
o respeito e a força, que com certeza não nos levará a lugar
algum.
Em Salvador
predominou o grupo Iorubano, chamado após a Invasão Francesa, de
Nagô. Aqui, o Bântu. Africanismo, Umbandismo e Kardecismo são
correntes paralelas que trabalham exclusivamente com o Astral.
No Africanismo que
é assunto predominante, neste momento, temos de considerar a
presença de diferentes Nações, pois a África é um continente.
Formado de países com características especiais cada um, inclusive
com idioma diferente. Isto colocado, o Candomblé é parecido, mas
não é o mesmo que o Batuque. Nem na língua, axós, danças,
passos, rezas, liturgias ou mesmo Orixás. Ainda mantemos aqui no
Estado os seguintes Rituais: Oió, Nagô, Gêge, Igexã e Cabinda. Há
algumas casas de Candomblé, cultuando Angola ou Keto. O mais
acentuado é o Gêge-Ijexá, nos “toques”.
Temos que nos
preocupar com a provável falta de memória das nossas origens, da
história de nossa Religião, pois, nomes, nações e ritos caíram
no esquecimento das novas gerações.
quarta-feira, 31 de julho de 2013
História da Umbanda no Brasil
A Umbanda nasceu no dia 15 de
novembro de 1908, em um trabalho de mesa branca na cidade de Neves
RJ. O Caboclo Sete Encruzilhadas incorporou em um médium de nome
Zélio Fernandino de Morais, um jovem de apenas 17 anos de idade,
rapaz de uma família aristocrata, respeitável e católica.
De repente, surgindo do nada, o jovem Zélio fora acometido de uma estranha paralisia, que os médicos não conseguiam desvendar. Parou de andar perdendo todos os seus movimentos. Certo dia, para espanto geral da família que lhe assistia na doença, ele ergueu-se do leito e disse: amanhã estarei curado. No outro dia, como se fosse mágica, ele se levantou e andou naturalmente como se nada houvesse lhe acontecido. A medicina não sabia explicar o que tinha acontecido a Zélio.
Um grande amigo da família sugeriu que fosse visitar a Federação Espírita de Niterói, no Rio de Janeiro, presidida, na época, por José de Souza. Era exatamente 15 de novembro de 1908, quando o jovem Zélio foi convidado a sentar-se à “mesa branca”, onde se abriram os trabalhos daquela noite.
Sentado à mesa redonda foi tomado por uma força estranha e superior à sua vontade. Contrariando as normas que impediam o afastamento de qualquer membro da mesa, o jovem Zélio levantou-se e disse: “aqui está faltando uma flor!”. Retirou-se e foi até o jardim, voltando pouco tempo depois com uma rosa na mão, que depositou no centro da mesa.
Essa atitude insólita causou quase um tumulto. Restabelecida a corrente na mesa, manifestaram-se espíritos que se diziam de pretos escravos, índios ou caboclos, em diversos médiuns. Esses espíritos foram convidados a se retirarem pelo presidente dos trabalhos, advertidos por seu atraso espiritual.
Foi então que o jovem Zélio, tomado por aquela força estranha e superior, questionou o motivo que levava o dirigente dos trabalhos a não aceitar a comunicação desses espíritos e por que eram considerados atrasados, se apenas pela diferença de cor ou de classe social que revelaram terem tido na sua última encarnação.
Seguiu-se um diálogo acalorado, e os resposáveis pela mesa procuraram doutrinar e afastar o espírito desconhecido, que estaria incorporado em Zélio, desenvolvendo uma sólida argumentação. Um dos médiuns videntes perguntou então:
"-Afinal, porque o irmão fala nesses termos, pretendendo que esta mesa aceite a manifestação de espíritos que, pelo grau de cultura que tiveram, quando encarnados, são claramente atrasados? E qual é o seu nome, irmão?"
A resposta de Zélio, ainda tomado pela misteriosa força, foi:
"-Se julgam atrasados estes espíritos dos pretos e dos índios, devo dizer que amanhã estarei em casa deste aparelho (o médium Zélio), para dar início a um culto em que esses pretos e esses índios poderão dar a sua mensagem, e, assim, cumprir a missão que o plano espiritual lhes confiou. Será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados. E, se querem saber o meu nome, que seja este: Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque não haverá caminhos fechados para mim."
No outro dia, na hora certa dito pelo caboclo, sem que o médium Zélio pudesse controlar a si mesmo, no jardim da sua casa o Caboclo Sete Encruzilhadas incorporava e todos os médiuns humilhados na mesa branca, não pelas entidades, mas pela falta de conhecimento dos seus dirigentes, lá estavam também para comprovar a veracidade da Entidade. Logo todos os médiuns incorporaram pretos escravos (pretos-velhos) e caboclos.
O Caboclo Sete Encruzilhadas anunciava que o nome dessa nova Luz seria a Umbanda, alguém inicialmente escreveu Aumbanda, logo mais foi corrigido o nome com a orientação do Caboclo Sete Encruzilhadas. Umbanda, palavra de origem sânscrita, também quer dizer: Deus ao nosso lado ou nós ao lado de Deus.
Zélio Fernandino de Morais desencarnou em 1975 aos 84 anos de idade, deixando a grande bandeira da Umbanda hasteada por todo Brasil. Do seu trabalho incansável, honesto e brilhante, resultou a nossa Umbanda de hoje que cresce a cada dia que passa. Faltava no Brasil esta flor trazida pelas mãos de um caboclo: a Umbanda, que já fez conhecida no mundo inteiro.
De repente, surgindo do nada, o jovem Zélio fora acometido de uma estranha paralisia, que os médicos não conseguiam desvendar. Parou de andar perdendo todos os seus movimentos. Certo dia, para espanto geral da família que lhe assistia na doença, ele ergueu-se do leito e disse: amanhã estarei curado. No outro dia, como se fosse mágica, ele se levantou e andou naturalmente como se nada houvesse lhe acontecido. A medicina não sabia explicar o que tinha acontecido a Zélio.
Um grande amigo da família sugeriu que fosse visitar a Federação Espírita de Niterói, no Rio de Janeiro, presidida, na época, por José de Souza. Era exatamente 15 de novembro de 1908, quando o jovem Zélio foi convidado a sentar-se à “mesa branca”, onde se abriram os trabalhos daquela noite.
Sentado à mesa redonda foi tomado por uma força estranha e superior à sua vontade. Contrariando as normas que impediam o afastamento de qualquer membro da mesa, o jovem Zélio levantou-se e disse: “aqui está faltando uma flor!”. Retirou-se e foi até o jardim, voltando pouco tempo depois com uma rosa na mão, que depositou no centro da mesa.
Essa atitude insólita causou quase um tumulto. Restabelecida a corrente na mesa, manifestaram-se espíritos que se diziam de pretos escravos, índios ou caboclos, em diversos médiuns. Esses espíritos foram convidados a se retirarem pelo presidente dos trabalhos, advertidos por seu atraso espiritual.
Foi então que o jovem Zélio, tomado por aquela força estranha e superior, questionou o motivo que levava o dirigente dos trabalhos a não aceitar a comunicação desses espíritos e por que eram considerados atrasados, se apenas pela diferença de cor ou de classe social que revelaram terem tido na sua última encarnação.
Seguiu-se um diálogo acalorado, e os resposáveis pela mesa procuraram doutrinar e afastar o espírito desconhecido, que estaria incorporado em Zélio, desenvolvendo uma sólida argumentação. Um dos médiuns videntes perguntou então:
"-Afinal, porque o irmão fala nesses termos, pretendendo que esta mesa aceite a manifestação de espíritos que, pelo grau de cultura que tiveram, quando encarnados, são claramente atrasados? E qual é o seu nome, irmão?"
A resposta de Zélio, ainda tomado pela misteriosa força, foi:
"-Se julgam atrasados estes espíritos dos pretos e dos índios, devo dizer que amanhã estarei em casa deste aparelho (o médium Zélio), para dar início a um culto em que esses pretos e esses índios poderão dar a sua mensagem, e, assim, cumprir a missão que o plano espiritual lhes confiou. Será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados. E, se querem saber o meu nome, que seja este: Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque não haverá caminhos fechados para mim."
No outro dia, na hora certa dito pelo caboclo, sem que o médium Zélio pudesse controlar a si mesmo, no jardim da sua casa o Caboclo Sete Encruzilhadas incorporava e todos os médiuns humilhados na mesa branca, não pelas entidades, mas pela falta de conhecimento dos seus dirigentes, lá estavam também para comprovar a veracidade da Entidade. Logo todos os médiuns incorporaram pretos escravos (pretos-velhos) e caboclos.
O Caboclo Sete Encruzilhadas anunciava que o nome dessa nova Luz seria a Umbanda, alguém inicialmente escreveu Aumbanda, logo mais foi corrigido o nome com a orientação do Caboclo Sete Encruzilhadas. Umbanda, palavra de origem sânscrita, também quer dizer: Deus ao nosso lado ou nós ao lado de Deus.
Zélio Fernandino de Morais desencarnou em 1975 aos 84 anos de idade, deixando a grande bandeira da Umbanda hasteada por todo Brasil. Do seu trabalho incansável, honesto e brilhante, resultou a nossa Umbanda de hoje que cresce a cada dia que passa. Faltava no Brasil esta flor trazida pelas mãos de um caboclo: a Umbanda, que já fez conhecida no mundo inteiro.
terça-feira, 23 de julho de 2013
Prece de Caritas
Deus
nosso Pai,
que Sois todo poder e bondade,
dai força àqueles que passam pela provação,
dai luz àqueles que procuram a verdade,
e ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus,
dai ao viajante a estrela Guia,
ao aflito a consolação,
ao doente o repouso.
Pai,
dai ao culpado o arrependimento,
ao espírito, a verdade,
à criança o guia,
ao órfão, o pai.
Que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste.
Piedade, Senhor, para aqueles que não Vos conhecem, e
esperança para aqueles que sofrem.
Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores,
derramarem por toda à parte a paz, a esperança e a fé.
Deus,
um raio, uma faísca do Vosso divino amor pode abrasar a Terra,
deixai-nos beber na fonte dessa bondade fecunda e infinita, e
todas as lagrimas secarão,
todas as dores acalmar-se-ão.
Um só coração, um só pensamento subirá até Vós,
como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha,
nós Vos esperamos com os braços abertos.
Oh! bondade, Oh! Poder, Oh! beleza, Oh! perfeição,
queremos de alguma sorte merecer Vossa misericórdia.
Deus,
Dai-nos a força no progresso de subir até Vós,
Dai-nos a caridade pura,
Dai-nos a fé e a razão,
Dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas
O espelho onde refletirá um dia a Vossa Santíssima imagem.
que Sois todo poder e bondade,
dai força àqueles que passam pela provação,
dai luz àqueles que procuram a verdade,
e ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus,
dai ao viajante a estrela Guia,
ao aflito a consolação,
ao doente o repouso.
Pai,
dai ao culpado o arrependimento,
ao espírito, a verdade,
à criança o guia,
ao órfão, o pai.
Que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste.
Piedade, Senhor, para aqueles que não Vos conhecem, e
esperança para aqueles que sofrem.
Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores,
derramarem por toda à parte a paz, a esperança e a fé.
Deus,
um raio, uma faísca do Vosso divino amor pode abrasar a Terra,
deixai-nos beber na fonte dessa bondade fecunda e infinita, e
todas as lagrimas secarão,
todas as dores acalmar-se-ão.
Um só coração, um só pensamento subirá até Vós,
como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha,
nós Vos esperamos com os braços abertos.
Oh! bondade, Oh! Poder, Oh! beleza, Oh! perfeição,
queremos de alguma sorte merecer Vossa misericórdia.
Deus,
Dai-nos a força no progresso de subir até Vós,
Dai-nos a caridade pura,
Dai-nos a fé e a razão,
Dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas
O espelho onde refletirá um dia a Vossa Santíssima imagem.
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